domingo, 26 de junho de 2011

Festas Juninas



     Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso, as festas que acontecem em todo o mês de junho são chamadas de "Festa Joanina", especialmente em homenagem a São João.

    O nome joanina teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil foi modificado para junina. Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.
   A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula. Mas não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas. Os franceses, por exemplo, acrescentaram à quadrilha, passos e marcações inspirados na dança da nobreza européia. Já os fogos de artifício, que tanto embelezam a festa, foram trazidos pelos chineses.
   A dança-de-fitas, bastante comum no sul do Brasil, é originária de Portugal e da Espanha.  Para os católicos, a fogueira, que é maior símbolo das comemorações juninas, tem suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte.

 No Nordeste do país, existe uma tradição que manda que os festeiros visitem em grupos todas as casas onde sejam bem-vindos levando alegria. Os donos das casas, em contrapartida, mantêm uma mesa farta de bebidas e comidas típicas para servir os grupos. Os festeiros acreditam que o costume é uma maneira de integrar as pessoas da cidade. Essa tradição tem sido substituída por uma grande festa que reúne toda a comunidade em volta dos palcos onde prevalecem os estilos tradicionais e mecânicos do forró.

Entre os santos que mais são comemorados durante as festas juninas, Santo Antônio é com certeza o que mais possui devotos espalhados pelo Brasil e também por Portugal.

Esse santo, que normalmente é representado carregando o menino Jesus em seus braços, ficou realmente conhecido como "casamenteiro" e é sempre o mais invocado para auxiliar moças solteiras a encontrarem seus noivos.
Em vários lugares do Brasil, há moças que chegam a realizar verdadeiras maldades com a imagem de Santo Antônio a fim de agilizarem seus pedidos.




Outro santo muito comemorado no mês de junho é São João.

Esse santo é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró.
No Nordeste do País, existem muitas festas em homenagem a São João, que também é conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta.
O guardião das portas do céu é também considerado o protetor das viúvas e dos pescadores.



São Pedro foi um dos doze apóstolos e o dia 29 de junho foi dedicado a ele. Como o dia 29 também marca o encerramento das comemorações juninas, é nesse dia que há o roubo do mastro de São João, que só será devolvido no final de semana mais próximo. Mas como as comemorações juninas perduram alguns dias, as pessoas dizem que no dia de São Pedro já estão muito cansadas e não têm resistência para grandes folias, sendo os fogos e o pau-de-sebo as principais atrações da festa. A fogueira de São Pedro tem forma triangular. 

Como São Pedro é cultuado como protetor das viúvas, são elas que organizam a festa desse dia, juntamente com os pescadores, que também fazem a sua homenagem a São Pedro realizando procissões marítimas. 







quarta-feira, 22 de junho de 2011

Vó Quita



Vó Quita morreu nesta terça-feira, dia 21. 
Ela iria fazer 115 anos no próximo dia 9. 
Foi reconhecida recentemente, como a pessoa mais velha do mundo 
pelo livro dos recordes, o Guinness Book. 
Maria Gomes Valentim morou toda a vida em Carangola, MG.
Se casou em 1913, teve um filho, quatro netos, sete bisnetos e cinco trinetos.
Levava uma vida tranquila 
e dizia que o que a fazia longeva era o fato de 
"só cuidar da minha vida, só isso". 
Apesar de se locomover com dificuldade 
devido a uma fratura no fêmur, enxergar e ouvir pouco 
e usar um marca-passo há 15 anos, 
não era de reclamar da vida. 
Que Deus a tenha!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Último dia do outono

E assim termina o último dia do Outono. 
Amanhã começa o Inverno
 por volta das 14 horas. 
Tá prometendo ser bem frio e seco
com o sol se pondo amarelo, laranja e vermelho.
Curtir esse friozinho no alto duma montanha
prá ver uma paisagem dessa é tudo de bom...
mas se você não gosta, não tem problema;
acenda a lareira,
prepare aquele chocolate quentinho
ou um fondue,
pega um filminho
e se tiver um cobertor de orelha,
melhor ainda.





domingo, 19 de junho de 2011

Mostra Jean-Paul Gautier


O estilista francês Jean-Paul Gaultier apresentou nesta terça-feira (14), no Museu de Belas Artes de Montreal, uma grande exposição de suas obras - 130 peças únicas - que será aberta ao público de 17 de junho a 2 de outubro, seguindo, depois para Dallas, São Francisco, Madri e Roterdã.

Intitulada O Planeta Moda de Jean-Paul Gaultier, das Ruas às Estrelas, a mostra apresenta coleções diferentes, reunidas por temas como tatuagens, punks, ou peles, explicou Gautier, que vê neste trabalho "uma nova aventura", reunindo prazer, "alegria e muitas lembranças".

É o estilista que recebe os visitantes nas escadarias do museu, ou melhor, seu manequim, com o rosto animado por uma técnica que projeta sua própria imagem (em vídeo), desenvolvida pelo quebequense Denis Marleau, diretor da companhia de teatro UBU. A ilusão resulta surpreendente.




fonte: R7/moda e beleza

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Eclipse lunar

Um eclipse lunar, como o de hoje, acontece quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, com a Terra entre os dois.
Este é um dos dois eclipses lunares deste ano, mas o único visto pelos brasileiros. O outro vai rolar em dezembro. O próximo, só em setembro de 2015.
Além destes, ainda teremos dois eclipses solares: um dia 1º de julho e outro em 25 de novembro.





sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dia dos Namorados

Aqui no Brasil, o dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Na Europa e nos Estados Unidos é comemorado dia 12 de fevereiro, dia de São Valentim. 

Por isso, Feliz dia dos Namorados prá você.


PS.: Mesmo se você não estiver namorando, não deixe de comemorar... afinal, a gente nem sempre comemora o dia do Indio com um indio, nem o dia da árvore abraçado a uma mangueira, né? Então, seja feliz de qualquer maneira.










sexta-feira, 3 de junho de 2011

Inverno Masculino 2011


Por causa do frio intenso nessa época do ano por essas bandas fui dar uma olhada nas tendências para o inverno, que já está pelas portas da rua...
Vi uma releitura dos anos 50 com uma modelagem mais slim marcando a linha Clássica. Destaque para os looks monocromáticos. A camisaria aparece com linhas e xadrezes e também com cores tradicionais, como o branco e preto, além de tons escuros, em tecidos como o Tricoline.
Looks tonados e composês também marcam esta linha. 
Vi também uma referência dos uniformes militares – marinha, exército ou aeronáutica. O destaque fica por conta do falso couro em peças inusitadas, além de recortes e mistura de matérias primas.
Cores como o marrom, camel e azul aparecem com muita força nas parkas, duffles e calças, produzidas com sarjas, tecidos resinados e tecidos sintéticos a prova d'água.
Também vi uma referência às roupas profissionais (new work) traduzidas para o dia-a-dia. A inspiração vem nas formas, matérias e acessórios do vestuário profissional com cores lavadas, cinza, damasco e mogno, além de tecidos com tons mesclados, manchados e com aspecto de sujeira como graxa e carvão.
Listras que lembram alfaiataria clássica, tecidos resinados, veludos, indigos e 
tricolines ganham formas e estruturas diferenciadas em calças, jaquetas, casacos e coletes.
No mais, só um chocolate quente ou um bom cobertor de orelha...