Eithne Patricia Ní Bhraonáin, conhecida como Enya, (Gaoth Dobhair, 17 de maio de 1961) é uma cantora, instrumentista e compositora irlandesa. Seu nome é, por vezes, apresentado na mídia como Enya Brennan; Enya é uma transliteração aproximada de como Eithne é pronunciado em seu irlandês nativo.
Enya é a artista solo que mais vende e, do país, é oficialmente a segunda maior exportadora musical, depois da banda U2.
Ela é conhecida por ter cantado em 10 línguas diferentes durante sua carreira até agora. Sua marca de discos vendidos já chegou a oitenta milhões de cópias, ultrapassando a venda de nomes como Eric Clapton.
Enya comprou um castelo do século XIX, o Castelo Ayesha (que em árabe significa flor) e o rebatizou de Catelo Manderley. Fica a 12 quilômetros de Dublin, em Killiney, onde ela vive.
Apesar dos fãs quererem assisti-la num espetáculo ao vivo, ela nunca se apresentou num concerto, mas tem pensado na possibilidade de realizar algum, provavelmente numa catedral, como afirmou em uma entrevista.
Só mesmo rezando muito para podermos vê-la em terras tupiniquins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário