segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Chic é ser internauta inteligente

Alô chics


Foi-se o tempo em que saber posicionar garfos na mesa, escolher a taça indicada para cada tipo de bebida ou, na dúvida, optar sempre por aquele pretinho básico compunha o essencial em saber se portar de maneira adequada. O mundo virtual está aí e nele interagimos com praticamente todos os nossos contatos. Mas como viver de forma civilizada nessa realidade? Desde que você não esteja na China, a internet é território livre, mas isso não significa que podemos deixar de lado os bons tratos e maneiras para um convívio civilizado e agradável.
Muita gente ainda parece ignorar o bom senso e algumas regras básicas que, no mundo real, deixariam Glorinha Kalil com os nervos à flor da pele - ainda que sem um fio de cabelo fora do lugar e com a roupa combinando com o sapato.
Mas vamos falar dessa gente que faz "rede social" merecer mudar de nome para "rede de serviço". Pois pior que ser reportado como SPAM (o que também não deixa de ser uma baita "falta de educação virtual"), é ser deletado pela falta de modos. A seguir, um guia prático de comportamento no mundo virtual. Quem sabe você descobre por que andam te bloqueando, te "descurtindo" ou simplesmente não te respondendo no MSN.


APELIDO ou NICK NAME:

Vale para o MSN, Skype ou Google Talk: cuidado na escolha do seu apelido ou nickname! Por se tratar de ferramentas úteis tanto no trabalho quanto na faculdade ou em casa, não é sempre que vai ser engraçado ou adequado aparecer uma janelinha "Paula Tejando acabou de entrar". Escolher um nick é simples: coloque seu nome. Não tem como errar, desde que, é claro, você não seja nenhuma das filhas da Baby do Brasil ("Sara Sheeva, Nana Shara, Zabelê ou Riroca acabou de entrar" é dose!). Vale também ficar atento aos "subnicks", que são absolutamente dispensáveis. Ninguém está interessado em saber que seu "fds foi fodástico" (mesmo a gente tendo certeza que foi péssimo e você está só querendo chamar atenção daquele ex), ou ainda saber qual música que você está ouvindo no memento... Até porque seu iTunes pode estar no shuffle, cair em Xulep Xulep da Banda da Loirinha, e você sem querer acabar expondo seu mau gosto musical para todos os seus contatos. Pega mal... tanto subnick, quanto a Banda da Loirinha.


FOTO DE PROFILE QUE ENGANA


Não tem nada mais comum, e ao mesmo tempo desagradável, que clicar numa foto de perfil bonita e, ao abrir o album, descobrir que a pessoa não é tão bonita assim ou, pior, é simplesmente feia. Por isso, na hora de escolher a foto do profile, certifique-se de que você, na foto em questão, parece você. Não precisa estar feio (e nem deve), mas precisa parecer você, só isso. Ver profile de gente que parece bonita, clicar e descobrir uma propaganda enganosa é como achar aquele pote de sorvete no congelador, abrir e descobrir que é feijão: broxante.


ENCAMINHAR CORRENTES



Um panda segurando uma flor enquanto me diz "boa semana" não vai deixar a minha semana realmente melhor. No máximo, vai me atrasar, já que vou perder tempo abrindo, lendo e deletando o e-mail a troco de nada. Se você não for idoso, não tem desculpa para fazer isso. Mas, se o Power Point vier da sua mãe ou da sua tia, saiba perdoar. Na maioria das vezes, para elas, acaba sendo como um jogo de bingo. E não deixa de ser bonitinho ver que estão se esforçando para fazer parte do mundo virtual.


ABUSAR DE EMOTICONS

Para que simplificar quando podemos complicar? Deve ser este o raciocínio de quem escreve substituindo letras ou pensamentos por emoticons. Ok, alguns emoticons - em especial os da Luciana Gimenez, Vanessão ou Carolina Ferraz gritando: "Eu sou ricaaaa!"- podem ser engraçados. Mas usados à exaustão tornam a leitura da conversa extremamente cansativa. Vale o mesmo conselho dado em relação à bebida alcoólica: use com moderação.


NU NA FOTO DO "PROFILE"


Ninguém, a não ser você, se liga na diferença daqueles dois meses de academia. Além disso, as pessoas acabam com vergonha de te adicionar, porque sua foto seminu fica ali para qualquer um ver, pegando mal para a família e contatos profissionais. Se a foto ainda for de frente para o espelho do banheiro, com o celular na mão, é recomendável não só que você delete seu perfil, como procure uma terapia.

SE PRODUZIR SÓ PARA TIRAR FOTO


Com o advento da fotografia digital, ninguém mais faz pose, a não ser que esteja em um ensaio fotográfico. E mesmo assim, as fotos espontâneas acabam saindo melhores. Não tem coisa mais cafona que um album cheio de fotos suas maquiada ou com aquele efeito "blur" do Photoshop, que desfoca suas olheiras ou disfarça problemas da epiderme. Pior ainda se é daquelas meninas que postam a foto completamente maquiada deitada na cama e tem a audácia de escrever na legenda: "acabando de acordar", toda produzida. Se liga, garota! A gente sabe que você se maquiou, fez pose, acertou no ângulo que te deixa parecendo mais magra (ou menos gorda) e tirou várias para postar a melhor (ou menos pior).


ENVIAR CONVITES E PRESENTES DE JOGUINHOS SEM NINGUÉM PEDIR


Deixa prá lá. Mas é o que dá vontade de dizer a cada cenoura ou nabo que eu não pedi, mas recebi de presente, no Farmville do Facebook. Perca todo tempo da sua vida jogando esses jogos se quiser, mas não me envolva. Pouco me interessa. O mesmo vale para Cityville, Petville ou qualquer Besteiraville.


MARCAR EM FOTOS


Cautela na hora de marcar seus amigos nas fotos. Tudo bem que eu acabei de falar que é legal ter fotos reais e naturais. Mas isso não te dá a liberdade de me marcar numa foto da noite anterior em que nem eu me reconheceria: com metade do olho fechado, abraçando um desconhecido, enquanto danço em cima do balcão da boate. Além de pegar mal pro chefe e praquele primo que descobriria que eu deixei de ir ao aniversário da filha dele, não porque estava com febre e, sim, porque preferi ir para outra festa qualquer que ficar desviando de crianças correndo.


FAZER "HANG LOOSE" NAS FOTOS




Ninguém vai te achar cool, nem pensar que você é da galera do surfe, muito menos roqueiro por isso. Fica a dica!


fonte: Pedro HMC para Privilège Mag

Nenhum comentário:

Postar um comentário